sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Por que este blog?

Criei este blog aqui para falar sobre idiomas, línguas, dialetos etc. Sou jornalista profissional, tradutor, intérprete, escritor. Sempre gostei de línguas - esta maravilhosa riqueza da humanidade. Aqui quero dar links para sites que ensinam idiomas tais como coreano, japonês, chinês, árabe e outras línguas que vão além das quatro ou cinco que ensinamos no Brasil.

Nunca fui a escola de línguas. Aprendi pelos livros ou seja o que algumas pessoas chamam de aprender sozinho. Nesta lista estão o inglês, o espanhol, o japonês. Isso não quer dizer que tenha aprendido o japonês, por exemplo. Ou o alemão, o francês, italiano, grego, catalão e muitas outras. O que quero dizer é que tentei, não me são estranhas. Hoje com a internet o mundo está nas pontas dos dedos - sendo mais específico na ponta do dedo indicador que é o dedo "clicador".

Estudo línguas em todos os níveis incluindo os usos e abusos do discurso, ideologia, manipulação da língua. Em linguística não sou conservador. Não considero que o mundo tenha 6 mil línguas, ou idiomas como quer o Ethnologue. Pertenço à escola da "linguaesfera" - que é o primeiro LINK que dou, na coluna do lado, que vê o mundo com muito mais línguas, dialetos, idioletos - seguido pelo link do Ethnologue.

Como ecologista - que estudo ainda o que chamo de "a língua da Natureza" - tenho tendência a ser um admirador da diversidade. A diversidade linguística é para mim parte vital da biodiversidade. A extinção de idiomas é uma perda enorme e as línguas estão sumindo. Assim, por aqui fico. Logo, postarei mais alguma informação sobre o que estou fazendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário