sábado, 22 de agosto de 2020

Me meti a dar umas aulas de guarani em meu canal: foi preciso muita coragem

 

Aqui está o link para o meu canal no Youtube. Estou presente no Youtube desde 2006. Desde 2006 até julho de 2020, eu tinha feito umas seis postagens. Agora, entre o final de julho e hoje (22 de agosto), já foram mais de 20 postagens, a maioria de guarani para brasileiros mas também de pronuncia do português brasileiro para quem fala espanhol e para quem fala inglês. Como aviso no canal, não sou professor de guarani. Pelo contrário sou estudante e autodidata; o que faço é compartilhar o que vou aprendendo. Eu pessoalmente ando caçando aulas de guarani na internet e já posso recomendar  as aulas da professora Diana (Daiana) que mantém o canal Clases de Guaraní - um canal ativo e muito importante tendo como língua de base o castelhano.

Um caso de amor 

Nesta encarnação, os idiomas, as línguas tem sido o meu chão, minha base, meu alicerce. Tudo o que sei e tudo que construi teve como alicerce as línguas. Como jornalista trabalho com o idioma, escrevendo em meu idioma nativo, o português do Brasil, e também com o espanhol (castelhano) e o inglês, numa base diária. Para escrever, preparar postagens e produzir conteúdos para mim ou terceiros, para embasar argumentos eu pesquiso muito e nas pesquisas disponho de uma boa quantidade de idiomas: francês, italiano, alemão, japonês, hebraico entre outros dependendo do assunto. 

Outras áreas importantes para mim são a religião (espiritualidade), ecologia, turismo, história humana e diversidade entre outras e estão ligadas com os idiomas que utilizo para o trabalho. Por isso, no meu canal, vou postar aulas, palestras, alertas sobre diferentes assuntos como interpretação quer ambiental, patrimonial, religiosa, social partindo de áreas linguísticas como a etimologia e a formação das palavras. As palavras por si só se explicam e derrubam conceitos e preconceitos ao passo que contribuem para novas maneiras de ver ou rever o mundo. Exemplos de palavras e conceitos que merecerão postagens especiais neste espaço: respeito, politicamente correto, espiritualidade e muitas outras.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário