domingo, 10 de dezembro de 2017

Aprendendo uma lingua para não morrer esperando a morte sentado

Os dois volumes comprados pelo Mercado Livre
 Jackson Lima 

Na quinta-feira, 19 de maio de 2016, comecei a estudar hebraico na modalidade "aprenda sozinho", ou sem auxílio de professor. Quer dizer não havia um professor ao meu lado.  Mas, o livro texto, "L'Hébreu sans peine" (volume I) - como se vê tendo o francês como língua-base -  escrito por Malca Kenningsberg supriu muito bem a ausência física de um professor. O livro é parte do extenso catálogo do  Método Quotidiano Assimil da Editora francesa Assimil

A palavra chave do método é "assimilar" por meio da repetição diária e paciente - 20 minutos por dia leva o aluno para onde ele quer. O volume um, tem 420 páginas e 64 lições. Uma das perguntas mais frequentes de quem me viu estudando foi: como você sabe a pronúncia das letras? A resposta é simples: o livro traz o alfabeto, dá dicas de pronúncia e mantêm, ao pé da página, a pronúncia figurada de todo o diálogo, pelo menos, até certo ponto.

Peça de museu - Disco fonográfico do curso de francês

O estudo poderia ter ido muito mais rápido se eu tivesse conseguido as gravações para as lições dos volumes um e dois. Originalmente, era possível comprar os discos (primeiramente), logo as fitas cassetes e, "penultimamente" os CDs. Ainda gostaria de conseguir as gravações em MP3. 
Já possuí o volume I do curso nos anos '80. Quando decidi recomeçar foi difícil encontrar o livro. Depois de muita pesquisa consegui o volume I dele em PDF  neste site também na França e em francês. Quando chegou a hora de passar ao volume II, houve a mesma correria. Na pesquisa, encontrei os volumes I e II, não vendidos separadamente, em um sebo de São Paulo pelo Mercado Livre. Comprei. Conclui os dois volumes querendo mais. Então começou uma nova "correria" ou corrida. 

 

Livro II remendado após quase ser comido pela minha cachorra Git 

 

Há boas escolas online com professores mas as condições financeiras não me permitiram fazer esses cursos que me parecem muitos bons. Destaque para o E-Teacher. Nessa nova pesquisa aterrissei neste site que oferece 15 lições que vão de um texto básico-adiantado até um nível intermediário-adiantado. Um milagre metodológico. A grande novidade é que as lições gratuitas podem ser baixadas separadamente ou em grupo, legalmente, em PDF com as lições também em  MP3. Me animei a postar ou compartilhar esta experiência hoje logo após ter começado a lição 15 que ensina expressões idiomática como "estou com uma fome de cachorro". A língua base deste curso de 15 lições é o inglês com algumas notas (mínimas) em russo. Basicamente no nível de vocabulário. Não tenho vergonha de dizer que dominar a "lição um" consumiu três meses da minha cota de tempo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário